Durante o mês de março, nós da Endorp estamos engajados em ações de conscientização à população sobre o câncer colorretal associadas à campanha Março Azul Marinho. Por isso, decidimos discutir com vocês um artigo super recente que demonstra o efeito da prevenção sobre a incidência da doença. 

A colonoscopia é amplamente utilizada como um teste de triagem para detectar o câncer colorretal, sendo um procedimento seguro e eficaz para a detecção precoce da doença. No entanto, seu efeito sobre os riscos de câncer colorretal e morte relacionada não eram claros.

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo randomizado pragmático envolvendo homens e mulheres saudáveis ​​de 55 a 64 anos de idade extraídos de registros populacionais de diferentes países entre 2009 e 2014. Continue a leitura para se atualizar.

Estudo randomizado com convite para colonoscopia de triagem

Os participantes foram designados aleatoriamente em uma proporção de 1:2 para:

  • Receber um convite para se submeter a uma única colonoscopia de triagem (o grupo de convidados).
  • Não receber nenhum convite ou triagem (o grupo de cuidados habituais). 

Os desfechos primários foram os riscos de câncer colorretal e morte relacionada, e o desfecho secundário foi a morte por qualquer causa.

O estudo foi realizado com um total de 84.585 participantes, sendo divididos em: 

  • Grupo convidado: 28.220 participantes;
  • Grupo de cuidados habituais: 56.365 participantes. 

A colonoscopia levou a uma redução significativa nos riscos de câncer colorretal 

Os participantes foram acompanhados por um período médio de 10 anos, durante esse tempo,  259 casos de câncer colorretal foram diagnosticados no grupo convidado, em comparação com 622 casos no grupo de cuidados habituais

Em análises de intenção de triagem, o risco de câncer colorretal em 10 anos foi de 0,98% no grupo convidado e 1,20% no grupo de cuidados habituais, uma redução de risco de 18%. O que demonstra, de fato, a importância do exame de rastreio na incidência de risco da doença.

Quais as implicações desses resultados para a nossa prática clínica?

O estudo conclui que o rastreamento por colonoscopia pode reduzir o risco de câncer colorretal em pacientes com idades entre 55 e 64 anos. 

Embora nenhum efeito significativo tenha sido observado na mortalidade por câncer colorretal, ainda é uma opção valiosa para detectar precocemente a doença e reduzir a morbidade e a mortalidade associadas.

Esses resultados reforçam a importância dos médicos solicitarem exames de rastreio para o câncer colorretal para os seus pacientes. O diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento, e o rastreamento regular pode levar a uma redução significativa na incidência da doença.

O que você achou do artigo? É ótimo saber que a pesquisa apresentada confirmou a eficácia da colonoscopia como um exame de rastreamento para a prevenção do câncer colorretal. Como médicos, é importante que estejamos sempre atualizados sobre os estudos mais recentes e os resultados de pesquisas, para podermos oferecer aos nossos pacientes os melhores cuidados possíveis. 

Nesse sentido, continue acompanhando a Endorp para não perder nenhuma atualização da área.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte:

Bretthauer M., et al. Effect of Colonoscopy Screening on Risks of Colorectal Cancer and Related Death. N Engl J Med. 2022 Oct 27;387(17):1547-1556.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram