A coleta de sangue é solicitada por médicos para confirmar diagnósticos ou analisar resultados de rotina. Através do exame podem ser detectados níveis de células do sangue diretamente ligadas com a saúde do paciente.

Alterações nos exames de sangue, quando identificadas precocemente, podem evitar que se tornem doenças perigosas. Por isso, realizar o exame anualmente é garantir sua saúde e prevenir o desenvolvimento de enfermidades.

O que o sangue pode nos contar? 

Podemos descobrir muito a partir da análise de coleta de sangue. O exame pode fornecer informações do nível de glicose, função renal, contagem de células sanguíneas e outros. Cada componente fornece informações sobre diferentes aspectos do funcionamento do organismo. 

Quando solicitado o hemograma completo são medidas e contadas as células do sangue e cada uma delas pode estar ligada a uma doença como, por exemplo:

  • Os glóbulos vermelhos e hemoglobina, responsáveis pelo carregamento de ferro, oxigênio, e quando estão em baixa contagem podem diagnosticar anemia. 
  • Já os glóbulos brancos quando apresentam um aumento de contagem indicam que há infecções, porque eles são responsáveis pela defesa do corpo.
  • Por sua vez, quando há uma baixa contagem de plaquetas, espera-se que o paciente tenha distúrbios de coagulação.

Por que realizar a coleta de sangue anualmente? 

Realizar o exame de sangue anualmente é super importante para monitorar sua saúde. Algumas alterações podem aparecer nos resultados, mas passam despercebidas na rotina, por isso, os exames podem ser um alerta.

Mudanças de hábitos, principalmente alimentares e de exercícios, podem ser os principais responsáveis por essas alterações, além de doenças. Analisar as células do sangue é como mapear o nosso corpo. 

Por isso, o exame pode nos mostrar resultados ruins e também bons, caso você esteja buscando garantir uma vida mais saudável. 

Assim, é possível avaliar o impacto de nossos hábitos em um período, através dos exames e identificar aqueles que são benéficos ou não para nossa saúde particular.

O que fazer com alterações no sangue?

Ao encontrar alterações no seu exame de sangue, você não deve se desesperar. Ainda que seja indicado que apenas o médico faça a análise, muitas pessoas saem do laboratório com o resultado em mãos, e ele é autoexplicativo.

Você pode observar os números obtidos através do seu sangue e a média esperada de cada um dos elementos citados. Claro que se houver alterações, apenas um médico irá realizar o diagnóstico. 

Mas, o resultado conta mais que isso. Então, mesmo sem alterações, é necessário retornar ao médico que realizou o pedido dos exames para analisar os resultados. Às vezes, as alterações do seu exame anterior podem ser boas e satisfatórias.

Buscar um profissional e realizar os exames em laboratórios de confiança garanta que a sua saúde esteja em dia. Te esperamos para realizar a coleta e dar o checklist do ano! 

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram