A realização de exames para o rastreamento do câncer do intestino são imprescindíveis no diagnóstico precoce e chances maiores de sucesso no tratamento. 

Neste mês de setembro, além de campanhas voltadas para promoção da saúde mental, também destinamos a campanhas voltadas à prevenção do Câncer de intestino. Você sabia, que uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer, mostrou que até 2025 teremos cerca de 45 mil novos casos por ano de câncer de intestino? E que vêm aumentando o número de diagnóstico entre os jovens?

O rastreamento do câncer, mesmo em ausência de sintomas, é uma importante estratégia  para identificar possíveis alterações em estágios iniciais, quando as chances de tratamento bem-sucedido são mais elevadas.

Por isso, hoje queremos conversar com você sobre a importância dos exames laboratoriais e de imagem no diagnóstico precoce e como a ciência tem avançado no desenvolvimento de novos exames que podem nos auxiliar no combate ao câncer.

A importância dos exames no rastreamento do câncer.

Ficar atento a mudanças em nosso corpo é um ótimo começo para o diagnóstico precoce de câncer do intestino. Entretanto, no início da doença, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelece que o rastreamento deve ser feito a partir dos 45 anos de idade através de exames laboratoriais, com a pesquisa de sangue oculto nas fezes. É um exame laboratorial relativamente simples, que busca vestígios microscópicos de sangue nas fezes, que podem indicar a presença de pólipos ou tumores no intestino. É um procedimento não invasivo e pode ser uma pista inicial para a necessidade de exames adicionais.

Quando o paciente apresenta maiores riscos, como histórico familiar de câncer de intestino ou a presença de outros sintomas, a colonoscopia é o exame indicado.  A colonoscopia é um exame que visualiza todo o intestino grosso, por meio de um aparelho flexível que contém uma pequena câmera em sua extremidade. 

Este é um exame mais completo, pois permite avaliar a presença de lesões e pólipos na parede intestinal. Além do mais, possibilita a retirada destes pólipos e de material para biópsias. 

O avanço da ciência.

Em uma pesquisa publicada este ano, visou o desenvolvimento de um novo teste laboratorial para o diagnóstico de câncer. Pesquisadores desenvolveram um nanosensor, que visa detectar moléculas cancerígenas na urina. 

As células tumorais, possuem uma atividade metabólica diferente e produzem proteínas que a permitem ser diferenciada das células saudáveis. O objetivo dos pesquisadores, foi utilizar essas proteínas produzidas pelo tumor, para desenvolver um teste rápido e de fácil acesso para a auxiliar na detecção do câncer. A ideia é que este teste também diferencie os tipos de câncer, visto que cada um apresenta uma característica diferente, e ajude como um acompanhamento da evolução do tratamento.

Apesar dos dados epidemiológicos alarmantes em relação ao câncer de intestino, a medicina conta com ótima ferramentas na prevenção e rastreamento do câncer. 

Não deixe de realizar os exames preventivos e compartilhe estas informações com outras pessoas.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: 

  1. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/87400/Protocolo+de+A%C3%A7%C3%A3o+Program%C3%A1tica+no+C%C3%A2ncer+Colorretal+%E2%80%93+Preven%C3%A7%C3%A3o+e+Rastreamento.pdf/c1f68121-2d87-985c-1a77-e2deb8a0965f?t=1648646610808#:~:text=Os%20pacientes%20com%20indica%C3%A7%C3%A3o%20para. Acesso em: 21 ago. 2023.
  1. Tudo sobre colonoscopia. Disponível em: https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/medicina-diagnostica/tudo-sobre-colonoscopia#:~:text=Colonoscopia%3A%20%C3%A9%20um%20exame%20que. Acesso em: 21 ago. 2023.
  1. Liangliang Hao, Renee T. Zhao, Nicole L. Welch, Edward Kah Wei Tan, Qian Zhong, Nour Saida Harzallah, Chayanon Ngambenjawong, Henry Ko, Heather E. Fleming, Pardis C. Sabeti, Sangeeta N. Bhatia. CRISPR-Cas-amplified urinary biomarkers for multiplexed and portable cancer diagnostics. Nature Nanotechnology, 2023; DOI: 10.1038/s41565-023-01372-9

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram