Você já se perguntou por que algumas vezes sentimos ‘frio na barriga’ antes de uma entrevista importante ou quando estamos ansiosos? A resposta está em uma conexão que poucos conhecem: a estreita relação entre o cérebro e o intestino.

A conexão entre intestino e cérebro tem sido cada vez mais reconhecida como um importante fator para a saúde geral do organismo. Essa relação desempenha papéis significativos, que vão desde a digestão até o bem-estar emocional. 

Acompanhe nosso blog para conhecer mais sobre essa relação. 

Intestino, nosso segundo cérebro.

Todo o sistema gastrointestinal é inervado por uma complexa rede de neurônios, sendo chamado de Sistema Nervoso Entérico (SNE). Consiste em duas camadas finas de mais de 100 milhões de células nervosas que revestem o trato gastrointestinal, do esôfago ao reto.

Sua principal função é controlar a digestão, desde a deglutição até a liberação de enzimas que decompõem os alimentos, como também o controle do fluxo sanguíneo que auxilia na absorção de nutrientes, incluindo a eliminação. Os neurônios que fazem parte do SNE são responsáveis por levar informações do trato gastrointestinal até o SNC ou vice-versa.

Como ocorre essa comunicação?

Essa comunicação acontece através do nervo vago, e ela ocorre em várias situações. Uma das comunicações entre o SNE e o cérebro, é informar quando devemos comer e quando estamos saciados. Isso é feito por meio de uma série de hormônios que produzem uma sensação de bem-estar e saciedade. Da mesma forma, este conjunto de neurônios também oferece ao cérebro uma sensação de prazer quando consumimos a comida de que gostamos.

Essa é só uma pequena parte da importância dessa comunicação.

Além disso, o SNE pode estar relacionado a outras condições intestinais como a síndrome do intestino irritável e problemas funcionais como prisão de ventre, constipação, distensão abdominal e dores no estômago. Por muitos anos, acreditou-se que a ansiedade e a depressão, por exemplo, podem desencadear essas alterações intestinais. Entretanto, acredita-se que o inverso também pode acontecer, que alterações no sistema gastrointestinal podem enviar sinais ao sistema nervoso central (SNC), desencadeando alterações de humor.

Entender como funciona o SNE pode ajudar em novas descobertas de tratamentos para doenças gastrointestinais.

E lembre-se, cuidar do sistema gastrointestinal é importante para manter a qualidade de vida! Visite regularmente um especialista.

  • Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: JOHNS HOPKINS MEDICINE. The brain-gut Connection. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/the-brain-gut-connection>.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram