Ter uma dieta equilibrada é o primeiro passo para uma vida mais saudável e, por isso, alguns alimentos podem ser de grande ajuda quando se fala sobre o consumo de nutrientes.

Mas, mesmo com o consumo destes alimentos, que podem ser um pouco diferentes do habitual consumido pelo brasileiro, como arroz, feijão, carnes vermelhas e ovos, é imprescindível que, qualquer pessoa que busque auxílio na hora de se alimentar, consulte um especialista em saúde. Seja um médico nutrólogo, um nutricionista ou até mesmo um generalista, é sempre importante não criar cardápios sem conhecer o próprio corpo.

Agora, com a consulta agendada, a rotina alimentar estabelecida e a vontade de ser mais saudável, é hora de conhecer os 10 alimentos para incluir na sua rotina que podem tornar sua vida muito mais saudável!

1 – Grão de Bico

Rico em fibras, proteínas e com um baixíssimo índice de gordura, o grão-de-bico é um super aliado na hora de diversificar refeições. Proteína vegetal, ele pode ser consumido cru, feito na airfryer ou ainda em receitas, como o húmus.

2 – Peito de Frango

O frango é um velho conhecido do cardápio dos brasileiros, mas você sabia que o corte do peito é o mais saudável para se consumir? Sem a pele, o peito de frango tem um baixo índice calórico e um alto índice proteico. Além disso, é versátil e pode ser usado em receitas, saladas ou consumido temperado.

3 – Salmão

Apesar dos peixes não serem tão habituais no prato do brasileiro, o salmão é uma boa pedida para quem busca versatilidade na hora de preparar refeições. Com um sabor característico e rico em ômega 3 e antioxidantes, o salmão é uma excelente opção para o almoço ou jantar.

4 – Tofu

O tofu é um alimento feito à base de soja com textura muito semelhante ao queijo. Embora não seja tão conhecido no cardápio brasileiro, ele pode ser encontrado com facilidade em empórios especializados. Sem lactose e rico em proteínas, é uma opção saudável.

5 – Lentilhas Vermelhas

A lentilha comum já é uma velha conhecida dos apaixonados por proteína vegetal, mas a lentilha vermelha também é uma aliada da saúde. Com um sabor mais suave, ela é rica em ferro e proteínas, ideal para servir com saladas e criar receitas.

6 – Macarrão Integral

Ao contrário do macarrão comum, feito com a farinha branca, o macarrão integral tem em sua composição a farinha integral. Esse ingrediente é muito mais rico em fibras e nutrientes, uma vez que o grão do trigo não passa pelo processo de refinamento. É uma massa levemente mais dura, mas igualmente saborosa!

7 – Quinoa

Apesar do nome incomum, a quinoa é uma velha conhecida de quem gosta de saladas e pratos mais saudáveis! Este pequeno grão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e o seu preparo é semelhante ao do arroz, com um cozimento rápido e podendo ser temperado a gosto.

8 – Aveia

A aveia é o cereal ideal para quem busca refeições ricas em fibras! Diversa, ela pode ser encontrada em formato de flocos ou em farelo. É um alimento rico em cálcio, vitaminas e carboidratos, podendo ser utilizada para diversos preparos: do mingau até mesmo o leite de aveia!

9 – Batata-Doce

Um carboidrato velho conhecido de quem é fã de treinos! Mas engana-se quem pensa que os benefícios da batata-doce se resumem apenas ao ganho de massa muscular. Este alimento é uma excelente fonte de vitaminas e antioxidantes, além de colaborar com a imunidade e ser rica em fibras.

10 – Azeite

Que tal trocar o óleo pelo azeite no preparo dos seus alimentos? Ao contrário do óleo, que possui gorduras que podem causar doenças como diabetes e colesterol alto, o azeite possui propriedades benéficas, que ajudam a regular o colesterol e proteger o coração. Mas moderação é tudo! Evite frituras, independente do óleo que for usar.

Uma rotina de bem-estar vai muito além da ida aos médicos. É preciso consumir alimentos saudáveis e manter a prática de exercícios físicos todos os dias. Seguindo esses dois caminhos, a saúde estará sempre ao seu lado!

Fonte: https://www.healthline.com/nutrition/staple-foods-to-make-healthy-eating-easy-all-week-long#olive-oil

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram