Você já sentiu dor no estômago quando está estressado ou ansioso? Isso está relacionado à conexão intestino-cérebro.

Muitas situações que desafiam seu emocional, lhe causando estresse ou ansiedade podem desencadear sintomas físicos, principalmente relacionados ao seu trato gastrointestinal.

Isto não é coincidência e pode ser explicado pela conexão intestino-cérebro.

O que é a conexão intestino-cérebro?

O cérebro e o trato gastrointestinal  se comunicam através do sistema nervoso central, mais propriamente pelo nervo vago.  Em um primeiro momento, a relação entre intestino e cérebro está mais ligada a funções básicas do corpo humano, como o apetite e o fornecimento de energia necessária para o funcionamento do organismo.

O mais interessante, é que depois do cérebro, o intestino é o local que mais contém neurônios em nosso corpo. Existem cerca de 100 milhões de neurônios que revestem todo o sistema digestório e que chamamos de sistema nervoso entérico – uma ramificação do sistema nervoso central – inerva todo o trato gastrointestinal, fazendo uma conexão direta entre o nosso cérebro. E são essas estruturas responsáveis por produzir inúmeros neurotransmissores que regulam o funcionamento do intestino.

Essas substâncias são encarregadas de transmitir recados de um lado para o outro e estabelecer comunicação eficiente entre o intestino e o cérebro. Mas quando sentimos ansiedade e estresse, hormônios e neurotransmissores são liberados no corpo, o que pode impactar negativamente essa comunicação, levando a alterações na motilidade intestinal ou a maneira como nosso intestino  e estômago comprimem e movimentam os resíduos pelo corpo. 

Além disso, o estresse pode afetar a microbiota em nosso intestino.

Por que o equilíbrio da microbiota é importante?

A microbiota pode influenciar o funcionamento da conexão intestino-cérebro e, assim, modular funções cerebrais e comportamentais. Além disso, a microbiota tem um papel importante na manutenção da saúde mental por diversos mecanismos:

  • Influencia o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA),fundamental para prevenir transtornos de humor e ansiedade;
  • Influencia o sistema imunológico, podendo ser o elo com a disfunção imunológica característica de transtornos mentais.

Quando ocorre um desequilíbrio na microbiota, aumentando a população de bactérias maléficas, temos um impacto muito grande na produção de neurotransmissores.

Quando devo ligar o sinal de alerta?

Fique sempre atento a estes sinais: desconfortos constantes, como azia, dor abdominal,  perda de peso, sangue nas fezes, fezes pretas ou valores laboratoriais anormais (que podem revelar anemia) podem indicar que algo mais sério está acontecendo. Quaisquer sintomas gastrointestinais crônicos provavelmente exigirão uma avaliação de um especialista gastrointestinal e exames adicionais.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: 

  1. Stress Stomach Pain | When To See A Doctor. Disponível em: <https://www.uchicagomedicine.org/forefront/gastrointestinal-articles/stress-stomach-pain-when-to-see-a-doctor#:~:text=Also%2C%20stress%20can%20affect%20the>.
  2. SOUZEDO, F. B.; BIZARRO, L.; PEREIRA, A. P. A. DE. O eixo intestino-cérebro e sintomas depressivos: uma revisão sistemática dos ensaios clínicos randomizados com probióticos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, p. 269–276, 4 dez. 2020.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram