Embora os problemas gastrointestinais possam atingir pessoas de qualquer sexo, idade ou tipo físico, é comum pensarmos que mulheres tem maior probabilidade de desenvolveram sintomas relacionados ao sistema digestivo.

Mas afinal, isso é verdade?

O primeiro ponto, quando falamos de problemas gastrointestinais, é entender o funcionamento do corpo do paciente em sua totalidade. Quando falamos do corpo feminino, estamos lidando também com os fatores hormonais do ciclo de reprodução. É comum, por exemplo, que durante a menstruação a mulher possa ter prisão de ventre ou intestino solto.

Porém, isso é apenas uma pequena parte de um diagnóstico e existem diversos outros fatores, internos e externos, que devem ser analisados junto a um médico gastroenterologista ou proctologista.

Além disso, o fato de que as mulheres tenham maior sensibilidade a problemas que podem estar ocorrendo em seu corpo, incluindo os gastrointestinais, ainda é desconhecida. Mas, existem alguns sintomas, associados ao funcionamento do corpo feminino, que devem ser considerados na hora de procurar um médico especialista.

Sintomas gastrointestinais presentes em mulheres

Existem alguns sinais clínicos que merecem atenção. Problemas gastrointestinais podem surgir discretamente, por isso atenção se você tem algum desses sintomas:

  • Sensação de bola na garganta: este sintoma é muito comum em mulheres e está associado ao refluxo. No corpo feminino, o músculo responsável por garantir que a comida e os sucos gástricos permaneçam se fecha com mais força durante a deglutição. Por isso, é comum que as mulheres tenham a sensação de “bola na garganta”;
  • Azia e Distensão Abdominal: em alguns casos, as mulheres podem ter o esvaziamento abdominal mais lento que nos homens. Por isso, é comum que elas tenham maior sensação de náusea, queimação e “estufamento”. Em todos os casos, é claro, deve-se procurar o médico e verificar o que acontece;
  • Prisão de ventre: por conta deste mesmo caso de demora no esvaziamento abdominal, é comum que mulheres também possam ficar constipadas com mais frequência, considerando também as mudanças no corpo por conta da menstruação.

Além destes sintomas, mulheres e homens, também devem ficar atentos à intensidade com que eles ocorrem. Se frequentes e associados a fortes dores, deve-se procurar um médico especialista com urgência.

Quando procurar ajuda?

Pacientes idosos e com casos de câncer na família devem procurar um gastroenterologista para o acompanhamento rotineiro, seja por via de consultas ou exames de rastreio como endoscopia, colonoscopia ou análises clínicas.

Para pessoas mais jovens, é fundamental uma rotina de cuidados com a alimentação para evitar problemas gastrointestinais. Porém, ao aparecimento de sintomas mais fortes, a ida ao médico é indispensável. Muitas vezes, estes sinais podem estar associados a doenças inflamatórias intestinais, crohn ou mesmo intolerâncias alimentares.

A prevenção é o caminho para uma vida mais saudável e a ida regular ao médico pode ajudar na qualidade de vida de qualquer pessoa, independente do seu sexo ou idade.

Buscar um médico gastroenterologista de confiança é mais do que importante para uma qualidade de vida saudável, pois este profissional irá manter o paciente seguro e fazer as melhores escolhas garantindo o seu bem-estar.

Fonte: https://www.einstein.br/noticias/noticia/mulheres-sofrem-mais-com-problemas-gastrointestinais

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram