A obstrução intestinal é um bloqueio que impede a passagem de alimentos ou líquidos através do intestino delgado, ou do intestino grosso (cólon). Caso não tratada, a obstrução intestinal pode causar complicações graves e com risco de vida. Para se evitar isso, a colonoscopia pode ajudar por oferecer muitas vantagens, principalmente no diagnóstico da doença. Confira:

CLASSIFICAÇÃO DA OBSTRUÇÃO INTESTINAL 

Há vários critérios para classificá-la: quanto ao nível (delgado alto e baixo ou cólon), quanto ao grau (completa, incompleta — suboclusão ou “alça fechada”), quanto ao estado de circulação sanguínea (simples ou estrangulada), quanto a categoria de evolução (aguda ou crônica) e quanto à natureza da obstrução (mecânica, vascular ou funcional).

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da obstrução intestinal incluem:

  • Dores abdominais agudas que vêm e vão;
  • Perda de apetite;
  • Constipação intestinal;
  • Vômito;
  • Incapacidade de ter trânsito intestinal e passagem de gás;
  • Inchaço do abdômen.

FATORES DE RISCO

Algumas doenças e condições que podem aumentar o risco do desenvolvimento dessa doença são:

  • Câncer de abdômen;
  • Cirurgia abdominal ou pélvica, que frequentemente causa aderências – uma obstrução intestinal comum;
  • A doença de Crohn, que pode fazer engrossar as paredes do intestino, estreitando a passagem.

COMPLICAÇÕES 

Caso não tratada, a obstrução intestinal pode causar complicações graves e com risco de vida, incluindo:

  • Morte tecidual:  obstrução intestinal pode cortar o fornecimento de sangue a parte do intestino. A falta de sangue provoca a morte da parede intestinal. Essa morte tecidual pode originar uma laceração (perfuração) na parede intestinal, o que pode levar à infecção;
  • Infecção: peritonite é o termo médico para infecção na cavidade abdominal. É uma condição de risco de vida que requer atenção médica imediata e muitas vezes cirúrgica.

O PAPEL DA COLONOSCOPIA

A utilização da colonoscopia no diagnóstico da obstrução intestinal pode ser consistente com as vantagens oferecidas por esta abordagem. Em primeiro lugar, ao se atingir endoscopicamente o íleo terminal (nome dado a parte final do intestino delgado) ou o ceco (nome dado a parte inicial do intestino grosso), em muitos pacientes confirma-se ou exclui-se um possível diagnóstico, evitando assim uma cirurgia desnecessária. É de salientar que alcançar o íleo terminal ou o ceco não implica necessariamente um caso de obstrução (por exemplo, câncer retal e câncer ileal). 

QUANDO PROCURAR O MÉDICO?

Devido às graves complicações que se podem desenvolver a partir da obstrução intestinal, procure cuidados médicos imediatos se tiver dores abdominais graves ou outros sintomas de obstrução intestinal. A colonoscopia é essencial para o diagnóstico e prognóstico da doença. 

Se você busca por informações e exames endoscópicos com respaldo científico e atendimento humanizado com profissionais  capacitados, a Endorp é a clínica certa para você. Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram