Como médicos, sabemos que devemos sempre nos manter atualizados em  nossas áreas, e a cada dia que passa a tecnologia vem nos auxiliando e ajudando no diagnóstico e tratamento das doenças.

Hoje abordaremos em como a Inteligência Artificial (IA) pode nos auxiliar durante a colonoscopia e nos diagnósticos. 

Continue lendo para se atualizar no assunto.

Melhora de diagnósticos assistidos por computador

Já temos vivenciado as constantes melhorias que o uso de computadores trouxeram para exames de colonoscopia, melhorando a qualidade do atendimento dos pacientes e aumentando a precisão dos diagnósticos. 

Agora os pesquisadores têm concentrado esforços na integração do poder computacional e de dados coletados anteriormente para aprimorar a detecção de patologias e suas classificações, auxiliando os endoscopistas em suas decisões.

A inteligência artificial (IA) remete a capacidade de dispositivos eletrônicos funcionarem de maneira que lembra o pensamento humano. Ela se baseia no aprendizado de máquina que utiliza modelos matemáticos para prever um padrão ou tarefa em novos dados. 

Como a IA pode auxiliar na melhora dos diagnósticos?

Existem dois tipos de aprendizado de máquina: o convencional, onde o pesquisador introduz de forma manual os dados clínicos (pólipos). Em contraste, no método de aprendizado de máquina avançado, os dados clínicos são extraídos automaticamente. Como resultado, ocorre uma captura das características dos pólipos, e a IA discrimina o pólipo e prevê se é neoplásico ou não.

Para colonoscopia assistida por computador, o desenvolvimento do modelo de IA é baseado em dados supervisionados, isso quer dizer que esses dados são rotulados previamente por um grupo de endoscopistas especialista.

Dessa forma, os pesquisadores mostram que quando há entrada de uma nova imagem (dado), a IA analisa de acordo com o que ela têm de referência (neoplásico ou não), emitindo um diagnóstico sobre o exame. 

O diagnóstico da histopatologia de pólipos colorretais assistido por um computador, tornou-se uma área de significativo interesse devido ao seu potencial de prevenir ressecção de pólipos de baixo risco e reduzir número de exames histopatológicos desnecessários.

Já podemos utilizar a IA na clínica?

Vale ressaltar que há ainda um grande passo entre a pesquisa com IA e o uso clínico. As pesquisas com IA crescem de forma acelerada e vêm se mostrando promissoras para a melhora do desempenho médico. No entanto, as plataformas de IA estão ainda engatinhando em termos de estabelecimento clínico  e requerem mais exploração e inovação.

As colonoscopias assistidas por IA durante os teste são altamente dependentes de endoscopistas , portanto no estágio atual a IA funciona apenas como um “segundo observador”, mas não como um tomador de decisão independente.

É ótimo saber que a tecnologia vem trazendo grandes melhorias para a área da saúde, melhorando a qualidade de exames, diagnósticos e tratamentos. Como médicos, é importante sempre estarmos atualizados sobre novas tecnologias e seus empregos clínicos.

E você, o que pensa sobre o uso de IA durante exames, como a colonoscopia?

Deixe nos comentários e vamos conversar. Continue seguindo a Endorp nas redes sociais para se manter sempre atualizado.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fontes

Taghiakbari M, Mori Y, von Renteln D. Artificial intelligence-assisted colonoscopy: A review of current state of practice and research. World J Gastroenterol. 2021 Dec 21;27(47):8103-8122. doi: 10.3748/wjg.v27.i47.8103. PMID: 35068857; PMCID: PMC8704267.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram