Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo, com quase 2 milhões de diagnósticos só em 2020. No Brasil, o câncer colorretal já é o segundo mais comum.

Cerca de 95% dos cânceres de cólon são originados de adenomas colorretais. Por isso, a taxa de detecção de adenoma durante o exame de colonoscopia é um indicador de qualidade confiável para sabermos a eficácia da triagem.

Mas, seria possível que o período do dia em que é realizada a colonoscopia, possa estar relacionado com a redução na taxa de detecção de adenoma? É o que vamos discutir hoje, continue a leitura!

O início do debate na literatura

Pesquisas anteriores já demonstraram que o cansaço e a fadiga de profissionais médicos como anestesiologistas, cirurgiões e residentes têm grande impacto negativo nos resultados de segurança do paciente.

Inclusive, já foi observado em trabalhos retrospectivos que pacientes hospitalizados nos fins de semana, tem taxas de mortalidade superiores àqueles internados durante a semana.

Correlação positiva entre taxa de detecção de adenomas e período do dia 

Em 2006, um estudo de Sanaka e colaboradores, foi o primeiro a demonstrar que havia uma diferença entre as taxas de detecção de adenoma em médicos colonoscopistas que trabalhavam na parte da manhã ou da tarde.

Neste trabalho, mesmo quando corrigido o fator “qualidade de limpeza intestinal” do paciente no período da tarde, a taxa de falha na detecção de adenoma ainda foi significativamente maior (5% vs. 3%), quando comparada ao período da manhã.

Posteriormente, outro estudo retrospectivo com quase 3700 colonoscopias mostrou uma correlação positiva entre a taxa de detecção e as colonoscopias matutinas vs. vespertinas.

Outros fatores que foram associados a maior detecção dos adenomas, foram:

  • Boa preparação intestinal pelo paciente;
  • Paciente mais velho e do sexo masculino;
  • Paciente obeso;
  • Assistência de enfermeiros/observador adicional;
  • Menor número de colonoscopias alocadas por hora;
  • Endoscópios de alta definição.

Correlação negativa entre taxa de detecção de adenomas e período do dia 

Outros trabalhos que se seguiram mostraram resultados conflitantes (como pode ser observado na figura abaixo) em relação aos anteriores. Uma metanálise com 14 estudos retrospectivos e 2 estudos prospectivos não encontrou relação entre a taxa de detecção de adenoma e o período do dia.

Comparação das taxas de detecção de adenomas nos períodos da manhã e da tarde de estudos com mais de 1000 pacientes (figura retirada de: KIM, S. H.; KIM, J. H., 2021)

Existe ou não correlação?

Até o momento, os dados atualizados não encontraram diferença significativa entre a fadiga de colonoscopistas e a taxa de detecção de adenoma, em qualquer período do dia. 

No entanto, ainda é cedo para que esse debate seja finalizado, uma vez que novos estudos devem controlar melhor os fatores de confusão. 

De qualquer forma, uma vez que o cansaço de profissionais médicos pode influenciar no resultado do seu trabalho (e taxas de detecção), esse fator precisa ser considerado pelos hospitais e clínicas.

Divida a sua opinião sobre esse assunto com a gente. E não se esqueça, se você quer ficar sempre atualizado na área, acompanhe os artigos da Endorp no blog. 

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram