Como médicos, sabemos que a sedação durante os procedimentos é uma prática comum, mas nem sempre é isenta de riscos

Nos últimos anos, há uma crescente preocupação em relação à hipotensão induzida pela sedação com propofol durante procedimentos.

Neste artigo, vamos discutir as evidências disponíveis sobre essa questão e as implicações para a prática clínica. Continue a leitura para se atualizar.

O que as evidências científicas mostram?

Existem evidências conflitantes sobre se a sedação com propofol está associada ou não a um risco aumentado de complicações cardiovasculares, como hipotensão, durante a colonoscopia. 

Em um estudo de 2013, Wang e colegas não encontraram diferenças nas complicações cardiopulmonares entre a sedação com propofol e sem propofol durante a colonoscopia. No entanto, esse estudo incluiu apenas quatro estudos relacionados à colonoscopia.

Em outro estudo conduzido por Zhang e colaboradores, que investigou a probabilidade de hipotensão em pacientes submetidos a esquemas de sedação com e sem o uso de propofol, em uma amostra de 808 indivíduos, foi observado um odds ratio de 1,3 para hipotensão no grupo que recebeu propofol. 

A análise de dezoito relatórios de ensaios clínicos randomizados que compararam o uso do propofol com outros hipnóticos, totalizando 1.411 pacientes sedados com propofol,  demonstrou que 305 (22%) apresentaram um ou mais episódios de hipotensão. A hipotensão foi definida como pressão arterial sistólica menor que 90 mmHg.

Observou-se que esses episódios foram mais frequentes quando o propofol foi utilizado para sedação em comparação com o etomidato ou benzodiazepínicos, como o midazolam. 

Quais as implicações futuras para a prática clínica?

Embora ainda não tenhamos evidências definitivas sobre o risco de hipotensão durante a sedação com propofol, é importante considerar como podemos reduzir qualquer dano potencial. 

É possível que a hipotensão durante a sedação possa estar associada a danos a longo prazo, como lesões cardíacas e renais, e isso é algo que precisamos levar em conta em nossa prática clínica. 

Considerando a importância das implicações fisiológicas da sedação procedimental, que ainda não recebem a atenção devida, vocês têm adotado alguma abordagem específica ou protocolo para minimizar o risco de complicações durante o processo de sedação?

Deixe nos comentários e vamos conversar. Continue seguindo a Endorp nas redes sociais para se manter sempre atualizado.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fontes

Sneyd JR, Absalom AR, Barends CRM, Jones JB. Hypotension during propofol sedation for colonoscopy: a retrospective exploratory analysis and meta-analysis. Br J Anaesth. 2022 Apr;128(4):610-622. 

Wang D, Chen C, Chen J, Xu Y, Wang L, Zhu Z, Deng D, Chen J, Long A, Tang D, Liu J. The use of propofol as a sedative agent in gastrointestinal endoscopy: a meta-analysis. PLoS One. 2013;8(1):e53311.

Zhang K, Xu H, Li HT. Safety and efficacy of propofol alone or in combination with other agents for sedation of patients undergoing colonoscopy: an updated meta-analysis. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2020 Apr;24(8):4506-4518. 

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram