Os benefícios da amamentação para a saúde da criança durante toda sua vida são inúmeros e também estão associados à saúde do sistema digestivo.

A amamentação é muito mais do que um momento especial entre mãe e bebê. Além de nutrir e criar laços afetivos, o ato de amamentar traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive para a proteção contra a gastrite na vida adulta. 

No blog de hoje, queremos abordar não só a importância da amamentação para a criança, mas como ela é importante para a saúde do sistema digestivo.

H. pylori e doenças gastrointestinais.

Helicobacter pylori é uma bactéria que contribui para as doenças gastrointestinais, inclusive a gastrite e úlcera péptica-ferimento na mucosa que reveste o estômago ou duodeno. O diagnóstico precoce e tratamento, são extremamente importantes, pois esta úlcera pode evoluir para um câncer.

Pouco se sabe como ocorre a infecção por H.pylori, mas é bem aceito que é no início da vida que entramos em contato com esta bactéria. Muitos estudos demonstram a importância do leite materno na prevenção contra a H. pylori.

O poder do leite materno.

O leite materno é uma verdadeira fonte de nutrientes e anticorpos essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. Essa riqueza nutricional ajuda a fortalecer a barreira protetora do estômago, tornando-o mais resistente a infecções e inflamações. 

Devido a essa importância e seus inúmeros feitos, a amamentação é firmemente estabelecida como um método de prevenção de doenças infecciosas em bebês. Estudos variados mostram que a amamentação também tem efeitos protetores contra a infecção por H.pylori. Além disso, o leite materno contém oligossacarídeos que atuam como prebióticos, promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino do bebê, o que pode influenciar positivamente na microbiota e na proteção contra infecções.

Por isso, a amamentação, além de nutrir o bebê, auxilia na formação de um sistema digestivo mais resistente e saudável. A criação de um ambiente favorável e balanceado no intestino pode contribuir para a prevenção de problemas gastrointestinais ao longo da vida.

A amamentação é uma escolha valiosa que as mães podem fazer para garantir o bem-estar de seus bebês. Além de criar laços emocionais profundos, o aleitamento materno oferece benefícios de saúde de longo prazo, incluindo a possível prevenção da infecção por H. pylori.

Compartilhe estas informações com outras mães e mulheres que prezam pela saúde de seus filhos.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: Eric Chak e outros , The Role of Breast-Feeding in the Prevention of Helicobacter pylori Infection: A Systematic Review, Clinical Infectious Diseases.2009.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram