A cirurgia bariátrica, devido às suas técnicas de alteração na absorção intestinal, pode levar a deficiência de ferro culminando em um quadro de anemia.

Um dos alertas pós-cirurgia bariátrica são as deficiências nutricionais, principalmente de ferro, vitamina B12, folato e vitamina D. A deficiência nutricional vem sendo associada a várias outras complicações como depressão, disfunções neurológicas, demência e anemia.

Devido à importância e a necessidade crescente da realização desse procedimento cirúrgico, hoje queremos abordar a necessidade do acompanhamento pós-cirúrgico da bariátrica para a detecção precoce dessas deficiências nutricionais, principalmente de ferro. 

A importância da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é o único método atualmente resultante na perda de peso sustentável reduzindo o risco de morbidade e mortalidade prematura  e a longo prazo leva à remissão e prevenção do diabetes. 

Existem 3 tipos básicos de cirurgias bariátricas:

  1. Restritivas: são aquelas que levam a diminuição do tamanho do estômago. Dentro dessa classe, é realizada principalmente a técnica de Gastrectomia Vertical ,onde o estômago é transformado em um tubo com capacidade de 80 a 100 ml. A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos.A Banda Gástrica, também é um tipo de cirurgia restritiva, em que há a inserção de um anel de silicone no estômago formando um pequeno reservatório de 50ml. 
  1. Mistas: são aquelas que além da redução do estômago há um desvio do trânsito intestinal. A técnica mais utilizada é o Bypass Gástrico, onde é feito grampeamento de parte do estômago juntamente com desvio do trânsito intestinal. Nestes casos há a redução da ingestão e da absorção dos alimentos. 

As técnicas mistas podem ser predominantemente restritivas e disabsortivas.

Estas técnicas alteram a fisiologia do trato gastrointestinal, alterando a digestão e absorção dos alimentos.

Deficiências nutricionais e a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica afeta principalmente a absorção de vitamina B12, folato e ferro. Além de serem importantes para a função neurológica adequada, a má absorção dessas vitaminas e ferro leva a um quadro de anemia.

Tanto a vitamina B12 como o folato são importantes para a formação das hemácias. Entretanto, há uma classe de anemia causada especificamente pela deficiência de ferro.  O ferro é um nutriente importante para a síntese de hemoglobina, principal proteína das hemácias, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. Dessa forma,  a deficiência de  ferro leva ao quadro de anemia ferropriva.

Em um estudo (prospectivo e controlado) publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology em 2021, o acompanhamento de pacientes bariátricos por 20 anos mostrou  uma maior incidência de anemia naqueles que realizaram a técnica de Bypass Gástrico. Outras técnicas também afetam a absorção de ferro como a Gastrectomia Vertical e a Banda Gástrica, mas em menor proporção. Isso se deve ao fato da alteração do trânsito intestinal provocado pela técnica. 

Deve-se levar em consideração que a alta incidência de anemia em pacientes bariátricos se deve ao fato de que após a recuperação muitos diminuem os cuidados com a alimentação e suplementação recomendados pelos médicos. A percepção errada de que “tudo está bem” dificulta a reposição adequada de nutrientes fundamentais para o adequado funcionamento do organismo, principalmente o aporte de vitaminas e ferro. 

A anemia ferropriva não é uma consequência certa da cirurgia bariátrica. O acompanhamento periódico do paciente e a prescrição adequada dos suplementos são importantes para a prevenção das deficiências nutricionais.

 Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: JOHANSSON, Kari et al. Long-term risk of anaemia after bariatric surgery: results from the Swedish Obese Subjects study. The Lancet Diabetes & Endocrinology, v. 9, n. 8, p. 515-524, 2021.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram