Balão Spatz é uma técnica não-cirúrgica que promove perda de peso com eficiência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é um dos problemas mais graves de saúde. A estimativa é que em 2025 2,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo estarão com sobrepeso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

Falar em excesso de peso e obesidade vai muito além dos números da balança. É uma doença complexa, de origem  multifatorial, isso quer dizer que existem diversas causas envolvidas, que podem ser de natureza individual, coletiva, social, econômica, cultural e ambiental. Isso significa dizer que a condição de obesidade não está relacionada apenas a atitudes e comportamentos individuais.

A obesidade está relacionada com várias doenças secundárias, como diabetes e doenças cardiovasculares, diminuindo a expectativa de vida. Por isso é importante que entendamos quais mecanismos uma pessoa com obesidade pode recorrer para perder peso. 

No artigo de hoje, conversaremos sobre uma nova técnica não-cirúrgica, que auxilia na perda de peso, o Balão Spatz. 

Continue lendo o artigo e conheça mais. 

Balão Spatz: o que é e como funciona?

O Balão Spatz ou balão intragástrico é um dispositivo de silicone, que é colocado no estômago do paciente através de uma endoscopia, com o objetivo de auxiliar no processo de emagrecimento. 

Esse balão, ocupa parte do estômago oferecendo a maior sensação de saciedade. Com isso o paciente come menos e consequentemente perde peso.

Todo mundo pode usar o Balão Spatz?

Esta técnica é frequentemente indicada para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) entre 27 e 35 Kg/m², pacientes que não desejam ser submetidos a procedimentos cirúrgicos, e não contemplam as requisições mínimas para a cirurgia bariátrica.

Por isso é importante conversar com o seu médico, se o Balão Spatz é uma boa alternativa para seu caso. 

Como o procedimento é feito?

A introdução do balão no estômago é feita através de uma endoscopia digestiva alta, e para isso o paciente recebe um leve sedativo, visto que o procedimento é indolor. O balão é inserido oralmente via endoscópica ainda vazio no estômago do paciente. Todo o percurso do balão até o seu destino é acompanhado através de uma pequena câmera. Ao posicionar-se no local correto, o balão é preenchido com soro fisiológico.

O procedimento em si dura cerca de 30 minutos, entretanto, o paciente deve permanecer em repouso em sala de recuperação por pelo menos três horas antes de receber alta.

O Balão Spatz é ajustável e estes ajustes acontecem a partir dos objetivos e das necessidades do paciente, como controle e perda de peso.

Quais vantagens de se usar o Balão Spatz?

Uma das maiores vantagens do Balão Spatz, é o fato de ser ajustável. Isto permite que a perda de peso seja contínua durante todo o tratamento.  

MAs podemos citar outras vantagens:

  • Cerca de 20% de perda do peso total inicial;
  • Pode ser realizado em pacientes que possuem o IMC abaixo do exigido para Cirurgia Bariátrica;
  • É um procedimento minimamente invasivo, feito via endoscopia e não necessita anestesia geral;
  • Requer afastamento curto das atividades de trabalho;
  • Opções de tratamento entre  6 a 1 ano;
  • O balão é temporário e reversível, podendo ser retirado a qualquer momento;
  • Procedimento e a recuperação são simples e rápidos;
  • Custo mais acessível;
  • Menor risco de complicações, se comparado a procedimentos cirúrgicos.

Durante o uso do Balão Spatz o paciente tende a adquirir novos hábitos e isto auxilia na manutenção do peso após a retirada do balão.

Aqui na Endorp você conta com esta opção de tratamento. Se quer conhecer mais ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com a nossa equipe.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: 

  1. Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Mapa da Obesidade. Disponível em: https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/
  2. Ministério da Saúde. O impacto da obesidade. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/o-impacto-da-obesidade#:~:text=Traduzindo%20em%20n%C3%BAmeros%2C%20aproximadamente%2060,Nacional%20de%20Sa%C3%BAde%20PNS%2F2020.
  3. Spatz. Balão Intragástrico Ajustável. Disponível em: https://canalspatz.com.br/ .

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram