Neste artigo comentamos a estrutura proposta para a implementação de tecnologias de ultrassom endoscópico intervencionista na prática clínica de rotina durante a reunião anual do Tech Summit, do American Gastroenterological Association’s Center for GI Innovation and Technology (CGIT), realizada para discutir o estado atual da ultrassonografia endoscópica intervencionista (UEI). O artigo abrange os três tópicos principais: acesso (biliar, extralumenal e bypass de lúmen), ablação tumoral e endo-hepatologia. Esperamos que este artigo oriente os interessados na adoção dessas tecnologias para a prática clínica e sirva de base para futuras pesquisas e inovações no campo. 

Acesso biliar guiado por UEI e drenagem

Os procedimentos de drenagem biliar guiada por UEI exigem conhecimentos técnicos em diagnóstico e terapêutica de UEI. Dadas as várias abordagens envolvidas, é importante estar familiarizado com as várias opções e os aspectos técnicos exclusivos associados dos procedimentos. Esses procedimentos devem, portanto, ser realizados apenas em centros especializados e com suporte em casos de eventos adversos.

Em pacientes com obstrução biliar maligna e falha na colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), a maior vantagem da drenagem guiada pela UEI é a internalização do stent, minimizando a morbidade associada aos tubos de drenagem percutânea de longo prazo e evitando a cirurgia em pacientes de alto risco.

UEI e drenagem da vesícula biliar

Um estudo clínico randomizado internacional recente comparou o tratamento endoscópico das lesões biliares a colecististomia percutânea e demonstrou altas taxas de sucesso técnico (97,4% vs 100%, p=0,494) para ambos os procedimentos, mas significativamente menores taxas de eventos adversos para o grupo que recebeu o tratamento endoscópico. 

Os eventos adversos relacionados ao procedimento no grupo com tratamento endoscópico incluíram bloqueio e perfuração de stent, enquanto o evento adverso primário relacionado à drenagem percutânea foi o deslocamento do tubo. 

A duração ideal para deixar a prótese metálica de aposição luminal no lugar não é clara, com alguns defendendo a remoção de stents metálicos e substituindo o stent por stents plásticos duplos pigtail após 3–6 semanas, de modo a minimizar complicações relacionadas ao stent, como sangramento. 

A abordagem guiada por UEI oferece uma alternativa à drenagem transpapilar assistida por CPRE com stent plástico de calibre relativamente pequeno ou colecististomia percutânea e suas comorbidades relacionadas a drenos.

Pseudocistos e necrose isolada

O uso de prótese metálica de aposição luminal (PMAL) pode permitir a drenagem endoscópica de coleções sem paredes claramente definidas, que no passado podem ter sido consideradas inseguras para o tratamento endoscópico. Em um estudo recente, a intervenção endoscópica precoce da necrose pancreática (definida como menos de 4 semanas após o início da pancreatite), principalmente usando PMAL, foi considerada segura. 

Pacientes com necrose isolada na definição de síndrome do ducto pancreático desconectado podem precisar de stents transluminais de plásticos de longo prazo após a remoção da PMAL para permitir a drenagem da porção desconectada e diminuir o risco de coleções recorrentes. 

A remoção da PMAL antes da drenagem completa da coleta necrótica deve ser considerada para garantir que haja espaço adequado na cavidade colapsada para colocar stents de plásticos e garantir a drenagem contínua da cavidade.

Para saber mais sobre os outros usos do ultrassom endoscópico intervencionista na prática clínica de rotina, leia o artigo completo.

Se você busca por informações e exames endoscópicos com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação, a Endorp é a clínica certa para você. Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram