OS CÂNCERES DE PÂNCREAS E CÓLON 

O câncer de pâncreas é uma doença que apresenta uma altíssima mortalidade apesar de ser responsável por 2% de todos os casos de câncer diagnosticados nos Brasil. Entretanto, dentre os adenocarcinomas, ele corresponde a 90% dos casos de diagnósticos.

Outro câncer que chama atenção pelas estatísticas é o câncer colorretal  que segundo a estimativa de novos casos em 2020 registrou: 40.990 casos, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres (INCA).

A DOENÇA PERIODONTAL

Essa doença é caracterizada pela inflamação crônica que afeta a região periodontal e gengivas. As duas principais formas de manifestação dessa doença são a “gengivite” e a “periodontite”, ambas exigem cuidados imediatos, pois caso não tratadas pode evoluir para a perda gengival e de osso alveolar.

Apesar de ser um grupo de doenças que devem ser levadas à sério, a  prevenção é muito simples de ser aplicada. Primeiramente, a prescrição de um creme dental com propriedades anti-inflamatórias pode ser feito por um profissional dentista. Em seguida, a parte mais importante da prevenção é limpezas e exames regulares no consultório odontológico. O atendimento odontológico a cada 6 meses é eficacíssimo no controle da inflamação crônica de doenças periodontais. 

O QUE OS ESTUDOS DIZEM

Os estudos recentes da área demonstram uma conexão entre a doença periodontal e esses dois tipos de câncer necessitam de mais investigações, como o câncer de pâncreas e colorretal.

Um estudo publicado na Cancer Prevention Research, periódico da American Association for Cancer Research (AACR), sugeriu a associação entre doença periodontal e pólipos serrilhados e adenomas convencionais, precursores do câncer colorretal. Nesse trabalho, os cientistas examinaram dois tipos de pólipos: serrilhados e adenomas convencionais, os quais frequentemente se desenvolvem em câncer colorretal.

Esses pesquisadores não observaram a associação entre perda dentária e pequenos pólipos serrilhados e adenomas convencionais avançados em grandes pólipos serrilhados. Tal achado foi recebido como surpreendente, pois grandes pólipos serrilhados são sugestivos de risco de câncer. 

Outra revisão de literatura correlacionando o câncer de pâncreas com a doença periodontal, publicada neste ano na Arch Health Invest, mostrou que ainda há mecanismos que se mantém sem respostas a despeito das doenças e que talvez a doença periodontal seja um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Deste modo, a realização de mais pesquisas sobre essa correlação se faz necessária, para haver esclarecimento sobre a ligação entre essas doenças. 

Se você busca por informações e exames endoscópicos com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação, a Endorp é a clínica certa para você. Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

▪️ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram