O câncer colorretal (CCR) é uma das principais causas de morte por câncer nos Estados Unidos, afetando homens e mulheres. Enquanto as taxas de CCR têm diminuído entre a população em geral devido ao aumento do rastreamento, há um aumento alarmante na incidência entre pessoas mais jovens. Esse aumento é especialmente preocupante entre os afro-americanos, que enfrentam disparidades significativas em relação aos brancos.

Incidência maior em afro-americanos

Comparados aos brancos, os afro-americanos têm uma incidência de CCR 20% maior. Além disso, eles têm maior probabilidade de desenvolver a doença em idades mais jovens e de serem diagnosticados em estágios mais avançados, contribuindo para uma taxa de mortalidade mais alta. As recentes mortes de figuras como Chadwick Boseman e Natalie Desselle-Reid são exemplos trágicos dessas disparidades.

Fatores contribuintes para disparidades raciais no CCR

  • Fatores de risco: obesidade, inatividade física e padrões alimentares pouco saudáveis são mais prevalentes nas comunidades afro-americanas, especialmente entre aqueles de baixo nível socioeconômico;
  • Acesso aos cuidados de saúde: afro-americanos têm menos acesso a cuidados de saúde, o que pode atrasar a detecção e o tratamento do CCR;
  • Tratamento diferencial: mesmo após o diagnóstico, os afro-americanos têm menos probabilidade de receber tratamento adequado em comparação com os brancos.

Características biológicas e disparidades faciais

Estudos sugerem que diferenças no epigenoma e no microbioma intestinal podem contribuir para as disparidades raciais no CCR. Afro-americanos têm maior probabilidade de serem diagnosticados com CCR originado no cólon direito, que geralmente tem um prognóstico pior.

Diretrizes de triagem atualizadas e desafios persistem

Embora as diretrizes de triagem tenham sido atualizadas para começar o rastreamento aos 45 anos para todas as raças, ainda persistem desafios significativos. Há preocupações sobre disparidades persistentes no acesso e na participação no rastreio, além do aumento da incidência de CCR de início precoce entre pessoas com menos de 45 anos.

Chamado à ação e perspectivas futuras

É crucial haver esforços contínuos para abordar as disparidades raciais no CCR. Isso inclui melhorar o acesso aos cuidados de saúde, promover a conscientização sobre fatores de risco e implementar políticas que abordem as raízes das desigualdades sociais e raciais.

O CCR é uma questão de saúde pública que requer uma abordagem abrangente e colaborativa. Somente com um compromisso conjunto podemos trabalhar para reduzir as disparidades raciais e melhorar os resultados para todos os grupos raciais e étnicos.

Fontes: MPH, A. C., MD. Racial disparities and early-onset colorectal cancer: A call to action. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/racial-disparities-and-early-onset-colorectal-cancer-a-call-to-action-202103172411>.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram