H.pylori é uma bactéria que causa úlceras estomacais que pode aumentar a chances de desenvolver câncer de estômago.

A bactéria H. pylori está presente em cerca de 50% a 75% da população mundial. Grande parte da população infectada não apresenta nenhum sintoma ou doença relacionada, mas uma pequena parte pode sofrer com úlceras estomacais. 

O que é uma infecção por H. pylori ?

H. pylori (Helicobacter pylori ) são bactérias que podem causar infecção no estômago ou duodeno (primeira parte do intestino delgado ). É a causa mais comum de úlcera estomacal. Ela também pode irritar e inflamar o revestimento do estômago, causando gastrite. Em casos de infecção  prolongada e não tratadas de forma correta,pode causar câncer de estômago (raramente).

A infecção por H. pylori ocorre principalmente em crianças e é mais comum em países em desenvolvimento. Assim como em outros patógenos, a infecção é mais provável que ocorra na população que vive em áreas com pouco saneamento básico..

Além disso, essa bactéria pode ser transmitida de pessoa para pessoa. H. pylori é encontrado na saliva, placa bacteriana nos dentes e nas fezes. A infecção pode ser transmitida através do beijo e da transferência de bactérias das mãos de quem não as lavou bem após evacuar.

Em alguns casos essa transmissão pode ocorrer através da água e alimentos contaminados. 

“Como a infecção por H. pylori causa danos ao meu estômago?”

Essas bactérias se multiplicam na mucosa que reveste o estômago e o duodeno. Elas possuem mecanismo capazes de protegê-las do ácido estomacal. À medida que o H. pylori se multiplica, ele “come” o tecido do estômago, o que leva à gastrite e/ou úlcera gástrica .

Os sintomas e sinais, se presentes, são aqueles que surgem de gastrite ou úlcera e incluem:

  • Dor surda ou queimação no estômago (mais frequentemente algumas horas depois de comer e à noite). Sua dor pode durar minutos e horas e pode ir e vir por vários dias ou semanas.
  • Perda de peso não planejada.
  • Inchaço .
  • Náuseas e vômitos (vômito com sangue).
  • Indigestão (dispepsia) .
  • Gases.
  • Perda de apetite.
  • Fezes escuras (presença de sangue).

Se você tiver algum desses sintomas é importante procurar um médico. Ele pode solicitar alguns exames, como a endoscopia. Durante a realização deste exame é retirada uma pequena amostra do tecido para verificar se a presença de H. pylori

A importância do tratamento de H.pylori.

As úlceras causadas por H. pylori são tratadas com uma combinação de antibióticos e um inibidor da bomba de prótons redutor de ácido.

A parte mais importante do tratamento é fazê-lo da forma correta. Como é um tratamento com uso de antibióticos, ele deve ser feito conforme a prescrição médica. E isto ocorre por um motivo muito simples. Os antibióticos se não tomados de forma correta, podem causar resistência bacteriana, perdendo o efeito sobre as bactérias. Ou seja, você continuaria sofrendo com a ação do agente infeccioso e ainda teria que buscar outro tratamento para conseguir controlar o problema.

Além dos remédios, o médico pode indicar uma dieta para evitar que o quadro infeccioso piore. Como a bactéria afeta o estômago, causando dor intensa – por vezes com formação de úlceras – é importante evitar ingerir alimentos que agridem mais a região (café, refrigerante, comidas gordurosas, bebida alcoólica).

Você sofre azia e dor no estômago? Aproveite o início do ano e procure um médico gastroenterologista. Esses desconfortos não são comuns e  podem estar relacionados com uma infecção por H.pylori. 

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: Cleveland Clinic. H.pylori infection. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/21463-h-pylori-infection . Acesso em 09 de dezembro de 2023.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram