Conhecer quais os problemas gastrointestinais em pacientes com diabetes, auxilia na prevenção e tratamento desses distúrbios. 

Muitos pacientes não sabem, mas o diabetes é uma doença que vai muito além do poder ou não comer açúcar. Essa condição afeta todo nosso organismo, causando alterações nas funções de órgãos, incluindo o sistema gastrointestinal.

No artigo de hoje, vamos conversar um pouco sobre como o diabetes, tanto do tipo 1 como do tipo 2, podem causar alterações no funcionamento do nosso sistema gastrointestinal, quais os sintomas e como isso pode impactar o dia a dia do paciente. 

Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

O que é diabetes?

Primeiramente é importante entendermos o que é diabetes e sua classificação. De uma forma simples, diabetes mellitus é uma doença metabólica de origem múltipla, que acontece devido à falta da insulina ou da incapacidade dessa insulina exercer adequadamente suas ações no organismo, ocasionando no aumento da glicemia. 

A insulina é produzida pelo pâncreas, e tem ações principalmente no fígado e no músculo, onde a  manutenção do metabolismo, permitindo a quebra da glicose, gerando energia para manter o organismo em funcionamento.

Há duas formas clássicas de diabetes. O diabetes mellitus do tipo 1, acontece quando o pâncreas não consegue produzir a insulina.  Já o diabetes mellitus do tipo 2, ocorre quando a insulina não consegue exercer suas ações.  Em ambos os casos, a glicose não consegue ser metabolizada pelo nosso corpo, aumentando seus níveis no sangue. 

A ausência da insulina e a hiperglicemia afeta o funcionamento de vários órgãos, incluindo o sistema gastrointestinal. 

Diabetes e problemas gastrointestinais.

Muitos trabalhos relatam que alterações gastrointestinais são vistas com frequência em pacientes com diabetes do tipo 1 e 2, tendo um grande impacto na qualidade de vida. 

As manifestações gastrointestinais do diabetes podem ser vistas em todo o sistema, desde o esôfago até o intestino grosso. A seguir abordaremos, quais alterações e sintomas estão relacionadas a cada órgão:

Esôfago: o esôfago é um tubo que conduz o alimento da faringe até o estômago. O diabetes pode ocasionar dois sintomas muito comuns: a azia (refluxo gastroesofágico) e a disfagia (alteração da motilidade do esôfago). 

Estômago:  o estômago é um órgão essencial para a digestão dos alimentos, que acontece devido às enzimas, que são liberadas e sua motilidade.  O diabetes, altera principalmente a motilidade gástrica, causando retardo no esvaziamento do estômago, dessa forma o alimento permanece por mais tempo ali. Essa alteração recebe o nome de gastroparesia diabética, e os principais sintomas são: acidez, náuseas, vômitos de comida não digerida, sensação de plenitude gástrica pouco após começar a comer, inchaço abdominal, níveis de glicose no sangue alterados, falta de apetite, refluxo gastroesofágico e espasmos na parede do estômago.

Intestino delgado e grosso:  o intestino delgado e grosso são responsáveis por absorver os nutrientes, minerais, vitaminas e água provenientes da digestão. A alteração na motilidade intestinal causada pelo diabetes, recebe o nome de enteropatia diabética, e os principais sintomas são:  diarréia crônica, constipação e incontinência fecal. 

Conhecimento é saúde.

O tratamento do diabetes está relacionado principalmente a manutenção dos níveis de glicose no sangue e envolvem medicamentos, e mudanças no estilo de vida (alimentação e atividade física). Por isso é importante, que o paciente diabético mantenha acompanhamento médico, de modo a diagnosticar precocemente essas alterações gastrointestinais para buscar soluções adequadas para cada um dos casos. 

Compartilhe essas informações com alguém próximo que tenha ou não diabetes.  O conhecimento é nosso maior aliado na prevenção e tratamento de doenças. 

Continue seguindo a Endorp nas redes sociais para se manter sempre atualizado.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: 

  1. Secretária de Saúde. Governo do Paraná. Diabetes (diabetes mellitus). Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus>.
  2. MARATHE, C. S. et al. Gastrointestinal Disorders in Diabetes. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK553219/#:~:text=Gastrointestinal%20symptoms%20occur%20commonly%20in>.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram