O exercício físico tem se mostrado um ótimo aliado durante o tratamento e recuperação de pessoas com câncer.

Os avanços nos tratamentos para diversos tipos de câncer têm contribuído significativamente para o aumento das taxas de cura. Por isso, é crucial compreender as medidas e práticas que podem aprimorar a eficácia do tratamento e facilitar a recuperação do paciente.

Mudanças nos hábitos de vida podem ter um impacto positivo tanto na saúde emocional quanto na física, ambas frequentemente abaladas após o diagnóstico de câncer. Nesse contexto, a prática regular de exercícios físicos tem se mostrado uma excelente aliada durante o tratamento e a recuperação de pessoas com câncer.

Continue a leitura deste artigo para explorar mais a fundo os benefícios dos exercícios físicos.

Benefícios da prática de exercícios físicos no câncer

Vários grupos de pesquisadores estão buscando entender quais os benefícios a curto e longo prazo da prática de exercícios físicos como uma terapêutica durante o câncer. Os efeitos benéficos, estão relacionados tanto a saúde mental, como diminuição da ansiedade e depressão, como a saúde física, aumenta a tolerância ao tratamento, diminui dor, fadiga, náuseas, melhora a saúde óssea, o sono e a capacidade física do paciente. 

É importante entendermos que existem tipos de exercícios físicos diferentes e consequentemente trazem efeitos diferentes em nosso corpo:

Exercício de Resistência: Estes consistem em realizar esforços repetitivos de baixa intensidade, sem chegar à exaustão. Para desenvolver a resistência muscular localizada, é essencial trabalhar cada parte dos grupos musculares envolvidos.

Exercício Aeróbico: São atividades vigorosas, geralmente desafiadoras, que demandam um ritmo cardíaco e pulmonar acima do habitual. É dessa maneira que fortalecem a musculatura cardíaca e otimizam o desempenho dos pulmões.

Exercício de Flexibilidade: Estes se referem aos alongamentos, que treinam os músculos a alcançar sua extensão máxima e depois retornar à posição inicial. Assim, quando ocorre alguma situação no dia a dia ou em uma atividade esportiva que exige esse tipo de movimento, o músculo está preparado para realizá-lo sem riscos de lesões. Se os músculos permanecerem encurtados e inflexíveis e não estiverem habituados a se esticar, podem não desempenhar completamente sua função e ficam mais susceptíveis a lesões.

Mas atenção,  o tipo e a intensidade do exercício devem ser consideradas ao tipo de tratamento que o paciente está realizando.

O diagnóstico e tratamento do câncer podem impactar a segurança do treinamento físico. Dessa forma, é importante que o médico converse com o paciente sobre um possível programa de exercícios que se adaptem ao tratamento para garantir a segurança e eficácia tanto dos treinos como do tratamento. 

Para pacientes com câncer, incorporar exercícios físicos é uma ótima tática terapêutica  para melhorar a qualidade de vida após um diagnóstico de câncer de mama, próstata e intestino. 

Você sabia desse poder do exercício físico durante o tratamento de câncer? Compartilhe este artigo com alguém que precisa saber disso. 

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte:

Kristin L. Campbell, Kerri M. Winters-Stone, Joachim Wiskemann, Anne M. May, Anna L. Schwartz, Kerry S. Courneya, David S. Zucker, Charles E. Matthews, Jennifer A. Ligibel, Lynn H. Gerber, G. Stephen Morris, Alpa V. Patel, Trisha F. Hue, Frank M. Perna, Kathryn H. Schmitz. Exercise Guidelines for Cancer Survivors. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2019; 51 (11): 2375 DOI: 10.1249/MSS.0000000000002116

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram