Uma herança e tradição brasileira é tomar café. Mas, também é um costume que acontece no mundo todo. Porém, muitas pessoas desconhecem a origem dele. 

Essa mistura deliciosa pode ter efeitos distintos de acordo com seu processamento e biodisponibilidade no trato digestivo. Até porque, ao ser ingerido, tem seu primeiro contato no corpo através dos órgãos desse sistema. 

Quais os efeitos do café no nosso corpo? 

São conhecidos alguns dos efeitos bons do café. Mas, também existe um alto contraste ao ingerir essa bebida em sistemas do corpo. 

Alguns conhecidos são a capacidade de acelerar o coração e também estimular o cérebro a manter-se acordado. Dessa forma, o sistema cardiovascular e nervoso respondem ao café. Mas, essas respostas podem afetar o corpo como um todo?

Pesquisas dizem que sim, porém são desconhecidos e pouco estudados os efeitos reais do café, a partir dessa abordagem Então, um estudo relatado a baixo trouxe algumas constatações desses efeitos no trato gastrointestinal.

Quais os efeitos do café no trato gastrointestinal? 

Um artigo que aborda os efeitos do café no trato gastrointestinal mostra que, há anos, tenta-se entender os estímulos e mecanismos de ação da mistura. 

Com tudo, os estudos epidemiológicos sugerem que a bebida pode assumir papel antioxidante, anti-inflamatório e antiproliferativo na mucosa, sendo o tecido que reveste o intestino, como também efeitos de pro-motilidade nos músculos. Esses resultados mostram que o café protege e auxilia o intestino a cumprir sua função. 

Há controvérsias entre os efeitos benéficos do café em diferentes órgãos e relacionado a diferente doenças. No caso do câncer, por exemplo, há evidências de que o café pode estar associado a um menor risco de desenvolver a doença no fígado e na mama. Em contrapartida, o café parece aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão, pâncreas e bexiga.

Assim, o artigo aborda a necessidade de mais estudos dos efeitos do café. O esperado é que as evidências científicas que esclareçam o impacto e mecanismos de ação das propriedades da bebida na saúde gastrointestinal cresçam juntamente a sua procura no mercado. 

Só a partir de abordagens científicas pode ser analisada a quantidade de café e seus subprodutos, serão indicados para cada pessoa sem trazer malefícios no corpo. 

Por isso, é importante manter-se atualizado e em observação sobre os efeitos que cada substância ingerida diariamente tem no nosso corpo. Já parou para pensar nisso? 

Fonte: Iriondo-DeHond, A.; Uranga, J.; Del Castillo, M.; Abalo, R. Effects of Coffee and Its Components on the Gastrointestinal Tract and the Brain-Gut Axis. Nutrients, 13(1), 88. 2020 disponível em < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33383958/ >

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram