Cuidar da saúde do seu sistema gastrointestinal é importante para manter o bom funcionamento do seu corpo.

Existem excelentes motivos para priorizar a saúde do seu sistema digestivo. A energia necessária para o funcionamento adequado de nossas células e órgãos provém de um sistema digestivo saudável, e isso pode ter grande impacto no nosso cotidiano, influenciando até nosso humor.

E em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, separamos 10 hábitos essenciais para que você mantenha a saúde gastrointestinal em dia.

Por que o sistema digestivo é tão importante?

O sistema digestivo é formado por várias estruturas e órgãos-boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado e pâncreas que possuem a principal função de quebrar, digerir e absorver os nutrientes. Por isso, é através dele que obtemos toda nossa fonte energética, vitaminas e sais minerais que propiciam o funcionamento adequado do nosso corpo.

Além da sua função básica, o sistema digestivo pode afetar nosso humor e saúde mental, pois apresenta uma conexão com o cérebro e por muitos é considerado nosso segundo cérebro.

Ele também é considerado uma interface entre nosso meio interno e meio ambiente, nos protegendo de agentes invasores que podem estar contidos nos alimentos e bebidas ingeridas.

Por isso, alterações em seu funcionamento acendem um sinal de alerta para a saúde em geral.

Quais são os principais sinais de problemas digestivos?

Os sinais de problemas digestivos podem variar dependendo da causa e da gravidade do problema, mas alguns dos principais sinais e sintomas que podem indicar dificuldades no sistema digestivo incluem: Dor abdominal, Azia e refluxo, Diarreia, Constipação, Flatulência e inchaço, Mudanças na cor das fezes ou urina, Perda de apetite ou saciedade precoce, Perda de peso não intencional, Fadiga e fraqueza, Sangramento retal.

É importante lembrar que esses sinais podem ser causados por diversos problemas, desde problemas digestivos mais leves até condições mais graves. 

Por isso, separamos 10 hábitos que podem te ajudar a ter uma melhor saúde gastrointestinal.

  1. Coma mais alimentos integrais: alimentos integrais são minimamente processados, ricos em nutrientes e fibras, que fornecem uma gama de benefícios a saúde;
  2. Mantenha-se hidratado: beber bastante água ajuda o sistema digestivo a manter seu funcionamento adequado, podendo te auxiliar nos sintomas da constipação;
  3. Adicione gorduras saudáveis à sua dieta: gorduras não são grandes vilãs, entretanto devemos saber quais são as melhores para nossa saúde. Elas são importantes na absorção de algumas vitaminas, além disso, auxiliam na diminuição da inflamação. 
  4. Gerencie o seu estresse: o estresse pode ter um impacto negativo no seu sistema digestivo e está relacionado aos sintomas da gastrite e úlceras. 
  5. Coma de forma consciente: comer muito rápido pode causar inchaço, gases e indigestão. Por isso coma devagar e conscientemente, prestando atenção no alimento, sabor e textura. 
  6. Mastigue sua comida: o primeiro passo para a digestão é a mastigação. Os dentes trituram os alimentos para poderem ser digeridos e absorvidos no intestino de forma mais eficiente. 
  7. Pratique atividade física regularmente: a prática de atividades físicas auxiliam na digestão e podem ajudar a reduzir os sintomas da constipação. Além de todos os outros benefícios que proporciona para a saúde em geral. 
  8. Ouça seu corpo: muitas vezes nos alimentamos inconscientemente. Nosso corpo dá sinais claros de fome e saciedade. 
  9. Procure mudanças no estilo de vida: hábitos como fumar, consumir álcool e comer tarde da noite podem contribuir para problemas digestivos.
  10.  Incorpore nutrientes de suporte intestinal: certos nutrientes, como probióticos e minerais, podem auxiliar e manter o bom funcionamento do sistema digestivo.

Esses são alguns passos simples que podem te manter mais saudável.

Compartilhe essas dicas com outras pessoas!

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: Healthline. The 11 Best Ways to Improve Your Digestion Naturally. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/ways-to-improve-digestion. Acesso em 22 de julho de 2023.

Dr on demand. 5 Ways to Keep Your Digestive System Healthy. Disponível em: https://doctorondemand.com/blog/health/5-ways-to-keep-your-digestive-system-healthy/ . Acesso em 22 de julho de 2023.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram