Nosso intestino contém cerca de 100 trilhões de bactérias, população como microbiota. Cada um de nós tem seu próprio microbioma e eles são uma combinação do que herdamos de nossas mães durante o nascimento, dietas, meio ambiente e estilo de vida

Você já pensou que o seu peso corporal pode estar diretamente ligado às bactérias que habitam o seu intestino? Estudos têm mostrado uma relação direta entre esses dois fatores. 

Microbiota e o funcionamento do intestino.

A microbiota intestinal é dominada, principalmente,  por duas grandes famílias de bactérias, Firmicutes e Bacteroidetes. Elas estão envolvidas em diversos processos, incluindo digestão e absorção dos alimentos, criando um relacionamento mútuo e benéfico, auxiliando na geração de calorias.

Outro importante fator é que o tipo de alimentação e o estilo de vida podem impactar na microbiota. Tanto em estudos em animais como em humanos, a obesidade associou-se a uma alteração na composição diferente da microbiota intestinal. Muitos estudos apontam para uma diminuição relativa na abundância de Bacteroidetes juntamente com um aumento relativo de Firmicutes como uma característica da “microbiota obesogênica”. Levantando a hipótese da importância da microbiota com a manutenção do peso corporal.

Qual a relação da microbiota com o ganho de peso?

Um pesquisador, tentando entender como a microbiota poderia auxiliar no ganho e perda de peso, através das calorias geradas no processo de digestão, realizou um experimento com 26 participantes. Eles ingeriram uma dieta de baixo teor calórico, composta por frutas e verduras. O resultado final foi que os participantes tiveram uma diferença na perda de peso, alguns perderam mais peso que os outros. 

Ao analisar a microbiota, os participantes com menor perda de peso tinham níveis diferentes de um tipo específico de bactéria, a Dialister. Esse grupo de bactérias está envolvido no processo de digestão de carboidratos, usando a energia desse macronutriente de forma mais eficaz.

No entanto, é importante ressaltar que a microbiota é apenas um dos muitos fatores que influenciam o ganho de peso. É um processo complexo que envolve diversos aspectos da nossa biologia e estilo de vida.

Você pode modular sua microbiota!

Felizmente, há boas notícias: podemos influenciar a composição da nossa microbiota intestinal através da dieta e do estilo de vida. Uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e alimentos fermentados pode promover um ambiente intestinal saudável, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas.

Portanto, da próxima vez que você pensar em fazer escolhas alimentares, lembre-se não apenas do seu próprio bem-estar, mas também do pequeno universo de bactérias que chamam o seu intestino de lar. Cuidar desses microrganismos pode ser a chave para uma vida mais saudável e equilibrada.

▪ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte: PEDROGO, D. A. M. et al. Gut Microbial Carbohydrate Metabolism Hinders Weight Loss in Overweight Adults Undergoing Lifestyle Intervention With a Volumetric Diet. Mayo Clinic proceedings, v. 93, n. 8, p. 1104–1110, 1 ago. 2018.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram