A Diretriz da Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal (SEEG) visa resumir as evidências disponíveis e fornecer orientações sobre o diagnóstico e o manejo do sangramento gastrointestinal agudo inferior  (SGAI) com foco na estratificação de risco dos pacientes, no papel da endoscopia e outras modalidades (radiologia intervencionista, cirurgia), e no manejo apropriado de agentes antitrombóticos em pacientes com SGAI. Todas as recomendações dessa Diretriz se aplicam a pacientes com SGAI aguda.

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

  • 1.ª: A SEEG recomenda que a avaliação inicial dos pacientes que apresentam sangramento gastrointestinal agudo inferior deve incluir: um histórico de co-morbidades e medicamentos que promovem sangramento; parâmetros hemodinâmicos; exame físico (incluindo exame retal digital); e marcadores de laboratório. Um escore de risco pode ser usado para auxiliar, mas não deve substituir o julgamento clínico. Forte recomendação, provas de baixa qualidade.
  • 2.ª: A SEEG recomenda que, em pacientes que apresentem um sangramento autolimitado e sem características clínicas adversas, uma pontuação de Oakland de ≤ 8 pontos pode ser usada para orientar a decisão do clínico de dar alta ao paciente para investigação ambulatorial. Forte recomendação, evidência de qualidade moderada.
  • 3.ª: A SEEG recomenda, em pacientes hemodinamicamente estáveis com sangramento gastrointestinal agudo inferior e sem histórico de doença cardiovascular, uma estratégia restritiva de transfusão de glóbulos vermelhos, com um limiar de hemoglobina de ≤7g/dL, que leva à transfusão de glóbulos vermelhos. Uma concentração de hemoglobina alvo pós-transfusão de 7-9g/dL é desejável. Forte recomendação, evidência de baixa qualidade.
  • 4.ª: A SEEG recomenda, em pacientes hemodinamicamente estáveis, com sangramento gastrointestinal agudo inferior e histórico de doença cardiovascular aguda ou crônica, uma estratégia mais liberal de transfusão de eritrócitos, com um limiar de hemoglobina de ≤ 8 g/dL que induz a transfusão de eritrócitos. Uma concentração de hemoglobina alvo pós-transfusão de ≥ 10 g/dL é desejável. Forte recomendação, evidência de baixa qualidade.
  • 5.ª: A SEEG recomenda que, em pacientes com grande sangramento gastrointestinal agudo inferior, a colonoscopia deve ser realizada em algum momento durante sua permanência hospitalar, pois não há evidência de alta qualidade de que a colonoscopia precoce influencie os resultados do paciente. Forte recomendação, baixa qualidade de evidência.
  • 6.ª: A SEEG recomenda que os pacientes com instabilidade hemodinâmica e suspeita de sangramento contínuo sejam submetidos à angiografia computadorizada antes do tratamento endoscópico ou radiológico para localizar o local do sangramento. Forte recomendação, baixa qualidade de evidência.
  • 7.ª: A SEEG recomenda a retenção de antagonistas de vitamina K em pacientes com grande sangramento gastrointestinal inferior e a correção de sua coagulopatia segundo a gravidade do sangramento e seu risco trombótico. Em pacientes com instabilidade hemodinâmica, recomendamos administrar vitamina K intravenosa e concentrado de complexo protrombínico de quatro fatores (CCP-4F), ou plasma fresco congelado, se o CCP-4F não estiver disponível. Forte recomendação, evidência de baixa qualidade.
  • 8.ª: A SEEG recomenda a retenção temporária de anticoagulantes orais diretos na apresentação em pacientes com grande sangramento gastrointestinal inferior. Forte recomendação, evidência de baixa qualidade.
  • 9.ª: A SEEG não recomenda a retenção de aspirina em pacientes que estejam tomando aspirina em dose baixa para prevenção cardiovascular secundária. Se for retida, a aspirina de baixa dose deve ser retomada, de preferência dentro de 5 dias ou mesmo antes se for obtida hemostasia, ou se não houver mais evidências de sangramento. Forte recomendação, evidência de qualidade moderada.
  • 10.ª: A SEEG não recomenda a interrupção rotineira da terapia dual antiplaquetária (aspirina de baixa dose e um antagonista do receptor P2Y12) antes da consulta de cardiologia. A continuação da aspirina é recomendada, enquanto o antagonista do receptor P2Y12 pode ser continuado ou temporariamente interrompido conforme a gravidade do sangramento e o risco isquêmico. Se interrompido, o antagonista do receptor P2Y12 deve ser reiniciado dentro de 5 dias, se ainda estiver indicado. Forte recomendação, prova de baixa qualidade.

Se você busca por informações e exames endoscópicos com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação, a Endorp é a clínica certa para você. Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram