Um recente estudo publicado na Clinical Gastroenterology and Hepatology determinou os fatores de risco para o câncer colorretal de início precoce e quantificou a magnitude associada a esses fatores de risco através de uma análise quantitativa da base de evidências científicas. Além de resumir a literatura, essa revisão destacou lacunas de conhecimento que podem ser direcionadas para futuras pesquisas sobre fatores de risco para o câncer.

INTRODUÇÃO

A literatura já descreve uma diminuição da incidência de câncer colorretal entre as faixas etárias mais avançadas. Em contrapartida, tem-se observado um aumento da incidência de câncer colorretal precoce  (CCRP) nas últimas décadas no Canadá, nos Estados Unidos e em vários outros países, incluindo a Austrália, o Brasil, a China, o Japão e o Reino Unido. Uma revisão sistemática de todos os estudos que examinaram tendências de nível populacional na incidência de colorretal precoce relatou achados semelhantes. 

As razões para essas tendências crescentes do início precoce do câncer colorretal não são claras. Embora semelhante em magnitude entre homens e mulheres,  algumas evidências sugerem que os aumentos têm sido mais pronunciados entre os caucasianos. Além disso, a heterogeneidade no aumento dos casos e os locais tumorais variáveis entre os países fornecem suporte para fatores ambientais e de estilo de vida como potenciais contribuintes.  

Devido à natureza generalizada deste problema de saúde crescente e da magnitude da perda para os jovens quando diagnosticados com esses cânceres mais agressivos, essas mudanças desfavoráveis na epidemiologia do câncer colorretal precoce é uma preocupação global e um tópico importante de investigação.

MÉTODO 

Os artigos foram sistematicamente pesquisados nas bases de dados MEDLINE e Embase desde o princípio até 5 de agosto de 2020. Para serem elegíveis para inclusão, os estudos tiveram que relatar achados de um estudo observacional que examinou a relação de fatores não genéticos que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer colorretal precoce (CCRP), definido como “câncer colorretal (CCR) diagnosticado antes dos 50 anos”.

Os fatores de risco elegíveis incluíram:

  •  estilo de vida ou fatores ambientais, 
  • reprodutivos, 
  • comorbidades,
  • ou características demográficas. 

Quaisquer estudos de coorte prospectivos ou retrospectivos, estudos caso-controle ou estudos transversais foram elegíveis para inclusão. Durante a triagem em texto completo, apenas estudos publicados que comparassem fatores de risco entre casos de CCRP e indivíduos saudáveis com menos de 50 anos foram elegíveis para inclusão. 

Os estudos foram excluídos se: 

  • examinaram apenas fatores de risco para pólipos avançados ou pólipos avançados combinados com CCR na definição do desfecho; 
  • compararam características entre casos de CCR e casos de início mais antigo; 
  • compararam as taxas de incidência de CCRP para uma coorte específica com taxas de incidência padronizadas na população geral; 
  • não relataram uma estimativa de efeito ou valores necessários para derivar estimativas de efeito; 
  • não foram publicados em inglês. Revisões e metanálises também foram excluídas, mas suas bibliografias foram pesquisadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No total, foram identificados 3304 artigos durante a busca de literatura inicial. 

O histórico familiar de CCR em um parente de primeiro grau mostrou dobrar o risco global de CCR, mas esta meta-análise indica que o histórico familiar pode ser um fator de risco mais forte para o CCRP. 

Os indivíduos com histórico familiar de CCR já são recomendados a serem submetidos a triagem precoce em comparação com a população geral, mas estudos futuros devem examinar se um histórico familiar de outros cânceres antes dos 50 anos está associado a um risco aumentado de CCRP. Esses estudos que examinam o histórico familiar de outros cânceres podem conduzir a estratégias de despistagem específicas mais aperfeiçoadas, particularmente se houver um fenótipo de início jovem. 

A hiperlipidemia foi a única comorbidade que pôde ser examinada em uma meta-análise e esteve significativamente associada ao desenvolvimento do CCRP. 

Ela tem se mostrado um fator de risco para o câncer colorretal, e os resultados desse estudo indicam que poderia ser um fator de risco mais forte para o CCRP. Mais estudos são necessários para confirmar a hiperlipidemia como um fator de risco para câncer colorretal precoce, e estudos futuros devem examinar a utilidade de incorporar níveis de colesterol em modelos de previsão para identificar indivíduos de alto risco para CCRP, indivíduos que possam beneficiar de um rastreio precoce. 

A doença inflamatória intestinal, diabetes tipo 2 e hipertensão têm sido consistentemente associadas ao desenvolvimento de CCR, mas têm sido pouco estudadas para o câncer colorretal de início precoce e requerem confirmação como fatores de risco.

Outros estudos verificam que a obesidade é responsável pelo aumento do câncer colorretal de início precoce, pois o aumento da prevalência da obesidade tem ocorrido paralelamente ao aumento da incidência do CCRP. Nesse estudo em particular, verificou-se que o IMC (índice de massa corpórea) obeso estava significativamente relacionado com o desenvolvimento do CCRP, mas houve considerável heterogeneidade entre as estimativas de risco.

Quanto ao consumo de álcool, apenas 3 estudos examinaram a influência do consumo dessa substância no desenvolvimento do CCPR, todos os estudos observaram riscos similares de aumento do CCRP associados a altos níveis de ingestão de álcool. A relação do câncer colorretal de início precoce com o consumo de álcool é plausível porque o consumo de álcool aumenta em vários países, incluindo Canadá e os Estados Unidos.

Para se aprofundar mais na discussão conduzida pelos autores, leia o artigo na íntegra.

CONCLUSÃO

O artigo conclui que sexo masculino, etnia caucasiana, histórico de CCR em um parente de primeiro grau, hiperlipidemia, obesidade e consumo de álcool parecem ser fatores de risco para o câncer colorretal de início precoce. Estudos de alta qualidade conduzidos em populações generalizadas e que examinem exaustivamente os fatores de risco para a doença são necessários para informar as iniciativas de prevenção primária e secundária para o câncer colorretal precoce.

Você procura atualizações em Endoscopia com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação? A Endorp é a clínica certa para você! Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram