Com os avanços da tecnologia e da anestesia, a endoscopia se desenvolveu notavelmente no último século e se tornou viável para crianças cada vez mais novas.

Existem diferenças substanciais na endoscopia em crianças quando comparada a de adultos. Estas diferenças não estão relacionadas somente ao tamanho, mas também com a própria fisiologia característica da idade.

Vamos passar por alguns pontos que devem ser levados em consideração:

Preparação pré-procedimento

As diretrizes europeias recentes recomendam que os procedimentos sejam feitos em um ambiente mais amigável e acolhedor, mesmo que seja uma unidade adulto/pediátrica. A redução da ansiedade pré-procedimento está relacionada à redução da dor pós-operatória.

O procedimento deve ser realizado por endoscopista qualificado

Os procedimentos em crianças devem ser feitos por endoscopistas treinados em pediatria. Quando isso não for possível, cirurgiões pediátricos e gastroenterologistas de adultos, assistidos por um pediatra, são a melhor recomendação.

Preparação intestinal

A preparação intestinal é um dos fatores mais importantes para o sucesso diagnóstico, porém, muitas vezes é a parte mais desafiadora do exame em crianças. A sonda nasogástrica pode ser necessária. 

Nenhum protocolo de preparo e manejo intestinal está disponível para pacientes pediátricos. Mas, a preparação ideal deve se levar em consideração alguns pontos: ser palatável, de baixo volume, barata, não associada a eventos adversos e que não altere a aparência da mucosa intestinal. Infelizmente, ainda não temos preparações que atendam todos esses pontos.

A Sociedade Norte-Americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (NASPGHAN) recentemente revisou os resultados de várias preparações intestinais com o objetivo de fornecer alguma recomendação

A conclusão foi que as preparações variam significativamente entre os centros de diagnóstico, mas o PEG-3350 parece ser a opção mais comum. Entretanto, várias dosagens são relatadas e não há um padrão. Tão eficaz quanto o PEG-3350, o PEG-ELS também é bastante utilizado, porém, devido ao seu sabor e volume, apresenta maiores taxas de pré-admissão para colocação de sonda nasogástrica.

Restrição alimentar

Apesar de convencionalmente se pedir ao paciente jejum de 8-12 horas, para crianças isso pode não ser adequado. Aconselha-se para elas jejum de 6 horas para alimentos sólidos e 4 horas para líquidos.

Sedação

Para diminuir o desconforto do procedimento, a endoscopia em idade pediátrica é realizada sob anestesia ou sedação profunda. Vários agentes podem ser utilizados para sedação, entretanto, a sedação à base de propofol é a mais comum durante procedimentos endoscópicos pediátricos.

O fato é que existem grandes diferenças quando falamos de endoscopia em pacientes pediátricos ou adultos. Com o avanço da endoscopia, técnicas que eram realizadas somente em adultos, agora podem ser feitas em crianças. Entretanto, fica claro que o treinamento especializado para lidar com esse público também é fundamental.

Acompanhe nossos artigos!

▪️ Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram