INTRODUÇÃO

Um estudo de Mosli e colaboradores investigou o efeito da liraglutida combinada ao balão intragástrico  para aumentar a perda de peso e demonstrou que a terapia combinada não aumentava a perda de peso no momento da remoção do balão intragástrico, em comparação com a utilização isolada do balão intragástrico. No entanto, a liraglutida 1,2 mg demonstrou ser eficaz na prevenção da recuperação de peso após a recuperação de balão intragástrico não-ajustável. A farmacoterapia antiobesidade é indicada em adultos com um índice de massa corporal (IMC) ≥ 30 kg/m² ou ≥ 27 kg/m² com pelo menos uma comorbidade relacionada com o peso, tal como hipertensão, dislipidemia, ou diabetes mellitus tipo 2 (DM 2). 

O medicamento liraglutida de 3,0 mg foi aprovado pelo órgão estadunidense Food and Drug Administration (FDA) em 2014 para tratamento de perda de peso, embora tenha sido originalmente desenvolvida para tratamento de DM 2. As doses de liraglutida 1,2 mg, 1,8 mg, 2,4 mg, ou 3,0 mg foram comparadas com as administrações orais em um ensaio duplo-cego de 20 semanas, controlado por placebo. A perda de peso média com liraglutida 1,2, 1,8, 2,4, e 3,0 mg foi de 4,8 kg, 5,5 kg, 6,3 kg, e 7,2 kg respectivamente em comparação com 2,8 kg com placebo e 4,1 kg com a via oral. Assim, a liraglutida é superior ao placebo e à via oral em uma dose de 1,2 a 3,0 mg por dia.

UMA NOVA VISÃO NA CIÊNCIA

Um recente estudo retrospectivo avaliou indivíduos acima dos 18 anos e IMC > 27 kg/m², que não conseguiram alcançar a perda de peso através de intensas tentativas de modificação da dieta e do estilo de vida e, subsequentemente, foram submetidos à inserção do balão intragástrico Spatz3 entre novembro de 2015 e janeiro de 2019. Os pacientes foram recrutados em três clínicas de obesidade ambulatórias no Brasil (Angioskope em São Paulo, Angioskope em São José dos Campos e Endogastro Rio no Rio de Janeiro). Na sequência da recuperação do Spatz3, foi oferecido ao grupo experimental, diferentemente ao grupo controle,  liraglutida durante 9 meses para evitar a recuperação de peso.

OS NOVOS RESULTADOS COM A LIRAGLUTIDA

Esse trabalho que investigou o benefício da liraglutida para evitar o reganho de peso após a recuperação do balão intragástrico Spatz3 demonstrou um resultado de perda de peso superior em doentes que tomaram liraglutida durante 9 meses. Além disso, os pesquisadores observaram uma diminuição significativa na percentagem de gordura corporal com a combinação do balão e medicamento em comparação com balão sozinho, 9 meses após a recuperação intragástrica do balão Spatz3, implicando que a terapia combinada pode proporcionar um benefício metabólico mais significativo.

Caso você queria saber mais a respeito desse estudo em particular, leia o trabalho na íntegra publicado na alemã Springer Science+Business Media.

Você procura informações e exames endoscópicos com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação? A Endorp é a clínica certa para você! Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram