Diversos sintomas e sequelas da COVID-19 já foram relatados e o que tem chamado a atenção é que muitos deles estão relacionados a outros órgãos além dos pulmões, chegando a afetar também o sistema gastrointestinal. A presença desse tipo de manifestação nos pacientes com COVID-19 varia entre 12 e 61% nos estudos científicos, sendo um dado de grande importância médica que não nos permite ignorá-lo.

Os sintomas gastrointestinais da COVID-19 aumentam em 70% as chances da doença ser diagnosticada. Por isso, hoje a Endorp veio trazer informações baseadas em estudos científicos, sobre a relação entre a infecção pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, e as manifestações clínicas apresentadas pelos pacientes.

PRESENÇA DE SINTOMAS DA COVID-19 NO SISTEMA GASTROINTESTINAL

Pacientes com COVID-19 têm apresentado sintomas e sequelas que atingem diversos outros sistemas do nosso organismo, além do respiratório. Já foram relatadas complicações trombóticas, disfunções e síndromes cardíacas, lesões renais e hepáticas, doenças neurológicas, sintomas oculares, complicações dermatológicas e também sintomas gastrointestinais. O interessante a pontuar é que o receptor de entrada para o coronavírus, o ACE2, está presente em diversos órgãos, sendo uma possível explicação para o prejuízo sistêmico.

Focando no sistema gastrointestinal, temos que os sintomas mais apresentados pelos pacientes com COVID-19 foram: anorexia, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e em casos raros, isquemia mesentérica (diminuição da chegada do sangue a essa região do intestino) e sangramento gastrointestinal. Esses sintomas foram associados a um prolongamento da doença, mas até o momento não existem evidências de relação entre os sintomas gastrointestinais aumentarem os riscos de morte.

COMO A COVID-19 AFETA O SISTEMA DIGESTIVO

O SARS-CoV-2 entra nas células através de um receptor celular chamado ACE2. Ele funciona como uma fechadura trancada posicionada na membrana das células, para a qual o coronavírus tem a chave. Esses receptores estão muito presentes nos pulmões e também são encontrados em outros órgãos, como nas células do intestino delgado. Também existem estudos que encontraram evidências de que a alteração da microbiota intestinal (as bactérias boas que vivem no nosso intestino) está associada aos sintomas gastrointestinais e à gravidade da doença. Essas são algumas das hipóteses que explicam os danos causados pelo coronavírus ao sistema digestivo, mas também existe a possibilidade de ser uma consequência dos danos gerados a outros órgãos.

QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES?

Os sintomas gastrointestinais da COVID-19 são de grande importância médica, de modo que a prioridade é realizar o teste diagnóstico da doença em casos onde os pacientes apresentam sintomas respiratórios, em conjunto com os sintomas gastrointestinais. Já na área da endoscopia diagnóstica, os exames devem ser feitos em pacientes com COVID-19 apenas em situações de urgência, como grande sangramento gastrointestinal e/ou obstrução biliar.

Além disso, ainda não está comprovado que a COVID-19 é transmitida de forma fecal-oral, mas o vírus em forma transmissível já foi encontrado nas fezes de pacientes, mesmo após o término dos sintomas. Por isso, essa é uma via de transmissão que precisa ser mais investigada e os cuidados relacionados a exames e procedimentos no sistema gastrointestinal precisam ser redobrados.

Se você busca por informações com respaldo científico e atendimento humanizado por profissionais com alta capacitação, a Endorp é a clínica para você. Em caso de dúvidas, entre em contato ou agende o seu exame.

Endorp Endoscopia&Diagnóstico

Fonte:
¹ Gupta, A., Madhavan, M.V., Sehgal, K. et al. Extrapulmonary manifestations of COVID-19. Nature Medicine 26, 1017–1032 (2020).
² Dhar, D., & Mohanty, A. (2020). Gut microbiota and Covid-19- possible link and implications. Virus research, 285, 198018.

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram